Público Alvo: As 3 Perguntas que devem ser respondidas para definição correta.

Tempo de leitura: 7 minutos

Nesse artigo eu vou compartilhar as 3 perguntas mais importantes para construção de uma estratégia de vendas online.

É muito comum hoje em dia, os empreendedores focarem tempo e energia para desenvolverem uma solução, programa ou produto, e esquecerem totalmente das pessoas que serão os compradores da solução.

Se você está começando um projeto digital agora, essa tarefa pode parecer desnecessária no primeiro momento, mas eu garanto que é um dos pontos mais importantes em uma estratégia de vendas online.

Definir corretamente o público alvo que sua empresa vai atender, é um fundamento básico para atrair os clientes certos, aqueles que realmente estão dispostos a pagar por sua solução.

Além disso, essa tarefa simples, pode ser o fator decisivo para atrair e converter mais clientes, aumentar o faturamento e gerar novas fontes de lucro para sua empresa.

Nesse artigo eu vou compartilhar um conceito que aprendi nos EUA, com o mestre de funil de vendas Russell Brunson, no livro “dotcom secrets”.

São as mesmas perguntas que eu utilizo no meu processo de consultoria para ajudar empresas a criarem autoridade, construir funis e campanhas de venda online

Vale ressaltar que mesmo sabendo da importância de definir o publico alvo, eu demorei para aplicar os conceitos dentro do meu negócio…

A verdade é que nem sempre foi assim….

Logo que comecei a atuar como consultor de marketing e vendas, eu sabia de 2 coisas:

  1. Estava estudando sobre um tema incrível, que era aumentar as vendas de empresas.
  2. Tinha uma vontade enorme de ajudar outras pessoas e empresas a conseguir mais clientes online.

O que eu não sabia era como encontrar as pessoas que realmente estavam precisando da minha solução.

Apesar de ter um excelente serviço na minha mão , foi um dos momentos mais difíceis em toda a minha carreira.

Digo isso, porque constantemente eu atraía os clientes errados para minha solução.

Clientes que choravam por preço, eram difíceis de serem guiados, e muitas vezes eram os que permaneciam comigo por menos tempo.

Eu demorei para entender que eu estava atendendo a todo mundo, ao invés de focar em um pedaço do mercado que teria maior probabilidade de comprar minha solução, e ter mais resultados com ela.

Eu tinha medo de estabelecer um nicho pequeno demais e com isso perder oportunidades futuras.

Mas na realidade eu não era relevante para ninguém e tive tremenda dificuldade para atrair clientes ideais, ao tentar oferecer minha solução para todo mundo.

Mais a frente, eu vou mostrar a importância de estabelecer um nicho específico e se tornar relevante para o público alvo.

A falta de clareza quanto ao meu publico alvo, quase custou o meu negócio. Mas eu aprendi a lição.

Dito isso eu vou detalhar exatamente o processo que eu apliquei com o meu negócio para identificar exatamente quem são os compradores ideais.

Entenda compradores ideais, como aqueles que você pode entregar o seu maior valor, em um menor espaço de tempo, pelo maior preço e com a menor resistência de compra.

As 3 Perguntas Poderosas

As 3 principais perguntas que você deve fazer ao criar uma estratégia de marketing e vendas online são:

  1. Quem é o meu Público?
  2. Onde ele está Online?
  3. Qual a isca devo usar para atraí-lo?

Vamos analisar cada ponto desse, para que você tenha um roteiro claro e preciso para começar também a implementar uma estratégia de sucesso no seu negócio.

Quem é o meu Público?

Atualmente é muito comum o lado “operacional” do marketing seguir uma linha de definição de um avatar.

Seguindo uma linha de aspectos demográficos como idade, gênero, localização, nome , etc.

Embora sejam definições importantes, eu particularmente sigo uma linha mais aprofundada, para conhecer no detalhe a vida do seu publico ideal.

Certa vez eu perguntei para um coach, quem era o seu público ideal e com isso ele me respondeu:

“São mulheres que querem alcançar suas metas e ter mais confiança em sua vida”

O que praticamente incluí 99% das mulheres, uma vez que alcançar as metas e/ou ter mais confiança, são termos genéricos e que não dizem muito sobre uma pessoa.

Por essa razão ela estava com dificuldade de vender seus serviços, uma vez que sua mensagem não era relevante e não trazia nada de especial.

Ao aprofundarmos na definição do seu público alvo, percebemos algumas características muito mais especificas desse publico como:

  1. Eram funcionárias de empresas, buscando clareza de metas para empreender.
  2. Estavam em busca de uma construção de renda variável, fundamentada em resultados.

Percebe como são definições extremamente específicas?

Nessa etapa é extremamente importante calçar os sapatos do seu público, sentir o que ele sente, enxergar através dos olhos dele e literalmente pensar como ele.

Fazendo isso, você certamente conseguirá entrar na mente do seu consumidor, ser relevante a ele e vender seus produtos e serviços com mais facilidade.

Eu listo a seguir 6 das principais perguntas que eu faço no meu negócio e para os meus clientes.

  • Qual o problema #1 que o seu público está tentando resolver?
  • O que deixa o seu público com medo?
  • O que o seu público está tentando evitar?
  • Quais são as 3 frustrações diárias do seu público?
  • Qual a é a sua principal meta que ele quer alcançar?
  • Ele é apaixonado com qual tópico?

 Onde ele está?

Depois de ter clareza das metas, desejos, medos e frustrações do seu publico alvo, é importante saber onde encontrá-lo.

Qual é a rede social que ele mais usa? Qual a revista que ele está lendo? Qual a igreja que ele frequenta? Ele faz parte de alguma associação? Quais são os locais que ele frequenta como hobbie?

Esse exercício é bastante rápido e pode ser atualizado constantemente. O objetivo é saber exatamente os locais onde seu publico está congregando online.

Fazendo isso, será possível oferecer conteúdos, dicas, estabelecer conexão e finalmente apresentar suas ofertas com muito mais precisão e facilidade online.

Qual a isca devo usar para atraí-lo?

Depois de conhecer bem o seu público e identificar exatamente onde ele está, é importante definir qual a isca ideal que deve ser utilizada, para conseguir chamar atenção para o seu negócio.

No ambiente online essa estratégia funciona como uma moeda de troca, onde você entrega algo de valor e em troca o seu publico entrega uma informação de contato.

Essa tarefa pode ser executada usando um e-book, uma pdf, uma planilha, um vídeo, etc.

Qualquer conteúdo que seja valioso e que faça o seu público parar o que ele esteja fazendo e prestar a atenção no que você tem a oferecer.

No meu negócio eu ofereço um vídeo explicando um caminho claro e comprovado para um negócio online lucrativo.

Uma vez que eu identifiquei que coaches , consultores e info produtores estão em busca de um direcionamento, em meio há tantas informações sobre vendas online.

O que fazer com essa informação

Essa definição é a construção de um fundamento sólido para o seu negócio. É como construir uma fundação em concreto armado e aço, em profundidade para sustentar a construção de um prédio.

Com essa informação mão, você será capaz de se comunicar mais efetivamente com seu público, destacando com clareza como seus serviços podem ajudá-lo.

Além disso, você será capaz de construir um planejamento de conteúdos relevantes, para te guiar na produção de conteúdos, artigos e qualquer material que esteja relacionado a venda dos seus serviços.

Se você gostou desses exercícios, e quer minha ajuda para aprofundar em cada ponto desse dentro do seu negócio, eu te convido para a consultoria gratuita de 1 hora.

Nessa consultoria, eu analiso pessoalmente o seu negócio e elaboro um plano de crescimento, para você começar a atrair mais clientes e vender mais usando a internet.

Se você estiver interessado basta clicar aqui para aplicar.

Então é dessa forma que você define o seu publico alvo com mais clareza, e constrói uma estratégia de vendas sólida para o seu negócio.

Daniel Quadros

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