Os 3 Pilares Para Vender Produtos e Serviços Usando a Internet

Tempo de leitura: 6 minutos

Ter um excelente produto ou serviço não é mais o suficiente. O mercado precisa conhecê-lo para que as vendas aconteçam.

Nesse artigo eu explico o simples, mas poderoso processo de 3 passos, para vender qualquer produto através da internet.

  1. Atração
  2. Engajamento
  3. Conversão

A internet está abarrotada de informação, o que pode transformar o processo de vendas online em um verdadeiro pesadelo.

E a verdade é que…não precisa ser assim.

E depois que você entender esse processo, será possível ter uma visão clara das suas atividades de marketing digital.

 Vender Usando a Internet

Processo de Vendas Online

Nesse artigo vou detalhar como aplicar esses 3 passos dentro de qualquer negócio.

Esse é o mesmo método usado para vender programas de coaching e consultoria, workshop presenciais ou cursos online.

Não importa.

O que você vai aprender com esse artigo, definitivamente vai transformar sua visão sobre vendas online.

Porque você Precisa de um Processo de Vendas

As mídias sociais permitiram que qualquer pessoa entrasse para o universo digital para fazer negócios.

E dessa forma milhares de profissionais conseguiram:

  1. Criar produtos e serviços com agilidade
  2. Criar Autoridade e Reputação online
  3. Ter um faturamento previsível
  4. Aumentar o lucro online

Dentre outras vantagens…

Vendas Online

Alguns grandes nomes do marketing digital, como…

  1. Natanael Oliveira
  2. Erico Rocha
  3. Conrado Adolpho

…conseguiram “quebrar o código” e faturam milhões de reais todos os anos, através do marketing digital.

Todos eles começaram com as mídias sociais, seja um blog, instagram, youtube , etc….

Mas o que será que realmente fez o negócio deles decolar?

Tony Robbins, discutivelmente o coaching mais influente de todos os tempos fala:

O sucesso deixa rastro. Se você quer ter sucesso em uma área, encontre uma pessoa que é bem sucedida e modele o que ela está fazendo. Que certamente você também conseguirá sucesso.”

Bom… com o marketing digital não é diferente.

E depois de analisar dezenas de projetos online, eu consegui perceber um padrão.

Todos eles seguiam um processo de 3 etapas na estratégia:

  1. Atração
  2. Engajamento
  3. Conversão

Não importa o produto ou serviço que estavam vendendo.

Ou até mesmo o nicho de mercado.

Tão pouco a faixa de preço….

Essa estratégia se repete na em indústrias como:

  • Coaching
  • Consultoria
  • E-commerce
  • Workshop Presencial
  • Cursos online

E qualquer outro tipo de negócio.

E pode ser aplicado a produtos desde R$1,00 como um simples “Pdf” até programas de Masterminds de R$100’000.00 por ano.

As 3 Etapas do Processo de Vendas

Para você vender mais usando a internet, basta seguir esse simples processo:

3 Pilares Venda Online

Perceba que a primeira parte, a “Atração” é onde os esforços de mídia sociais moram.

Esforços como:

  1. Postagens no Instagram, Youtube, LinkedIn
  2. Lives Gratuitas no Instagram e Facebook
  3. Stories criados no Instagram

Embora eles representem apenas uma parcela de 33% da estratégia.

O mais curioso é que grande parte das pessoas param exatamente nessa etapa.

E esquecem de continuar o ciclo de vendas online.

Essa é sem dúvida um dos principais fatores do fracasso com vendas online em 2018.

Nesse vídeo eu explico como funciona cada etapa…

… e você pode acompanhar a explicação abaixo também:

Atração

A primeira parte da estratégia é definir como levar pessoas até a sua solução.

Essa fase também é conhecida como “tráfego”. Por representar um fluxo de pessoas direcionados a um local específico.

Existem basicamente dois tipos de tráfego:

  1. Tráfego Pago
  2. Tráfego Orgânico

O tráfego pago, ou mídia paga, é representada por qualquer fonte, que demanda investimentos para ser ativada.

Em outras palavras, você precisa investir financeiramente para ter pessoas em contato com a sua empresa.

Alguns exemplos comuns de mídia online paga:

  • Facebook / Instagram
  • Google / Youtube
  • LinkedIn

Também existem formas gratuitas de “gerar tráfego” para o seu negócio.

Você pode fazer fazer isso através de:

  • Blogs
  • Lista de email
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Dentre outros…

Sendo assim, você deve escolher o tipo de tráfego, e qual a plataforma você vai usar para direcionar pessoas para a sua solução.

Para que no final você possa transformar um completo desconhecido, em um visitante do seu site…

… e dessa forma ter contato com sua marca, produtos e serviços.

No meu negócio eu utilizo tráfego orgânico e pago.

Vendas Online Facebook
Exemplo de um anúncio da Infusionsoft dentro da plataforma do facebook.

Engajamento

Um dos maiores erros que eu vejo os empreendedores cometerem atualmente é não engajar com um visitante online.

E esse é o tema do passo numero 2 de uma estratégia online de sucesso.

Uma vez que você atrair as pessoas, conforme descrito na primeira etapa, é necessário continuar engajando com novos conteúdos.

Até o processo de vendas. 

Engajamento é o processo de interação no ambiente online. É nessa fase que o relacionamento acontece. É nessa hora que a confiança e autoridade é construída.”

E não ter uma estratégia de engajamento, é como enviar pessoas para sua loja, mas não ter nenhum vendedor para explicar os produtos.

Existem várias formas de engajar online.

Sendo que as principais são:

  1. Entreter
  2. Educar
  3. Inspirar

Qualquer uma das três formas, permite aumentar a conexão com o público.

E ao mesmo tempo em que a autoridade e confiança é construída.

Tentar vender um produto sem antes estabelecer essa conexão, pode trazer prejuízos incalculáveis nas vendas.

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Somente depois de direcionar o tráfego e engajar com ele, é possível iniciar o processo de vendas.

O curioso é que muitas pessoas pulam direto para essa etapa, e esperam ter resultados fenomenais.

Se você concluiu as duas etapas corretamente, nesse momento o seu público terá as seguintes características…

  1. Ele te conhece
  2. Ele confia em você
  3. Ele sabe exatamente como você pode ajudá-lo

…e certamente ele estará mais aberto a receber qualquer oferta de produto e serviço.

É nessa etapa que você descreve características do produto, fala de preço, fala das condições, oferece um bônus, etc.

Ou seja, cria uma oferta irresistível para que o lead engajado, se transforme em um comprador frequente.

Aquela oferta irrecusável que ele pensará duas vezes antes de deixar a oportunidade passar.

Conclusão

Percebem como as três etapas…

  1. Atração
  2. Engajamento
  3. Oferta

…compõe um sistema ideal para conduzir um completo completo desconhecido até um comprador recorrente.

Esse processo trabalha de forma integrada, e é capaz de vender qualquer produto e serviço online.

Claro que cada mercado demanda componentes diferentes para a execução correta dessa estratégia.

Mas seguindo esses 3 passos, você certamente estará a frente de grande parte dos projetos online.

Se você possui alguma dúvida sobre esse processo, basta deixar um comentário aqui embaixo.

E caso conheça alguém que possa se beneficiar com essa estratégia, fique a vontade para compartilhar.

Daniel Quadros

Ps.: Se você quiser minha ajuda pessoal para desenhar essa estratégia para o seu negócio, basta aplicar para uma consultoria de 1hr.

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