Esteira de Produtos: O que é, e como criar para o seu negócio

Tempo de leitura: 9 minutos

Como criar uma linha de produtos e serviços poderosa? Quanto cobrar por cada serviço? Qual o formato de entrega?

Essas perguntas compõem a estratégia de esteira de produtos de um negócio, e geralmente são ignoradas no momento da criação de uma estratégia de vendas online de sucesso.

Apesar disso, esse conceito é um dos mais importantes dentro do marketing e vendas online, e podem garantir mais clientes, mais lucro e mais retenção de clientes para sua empresa.

Nesse artigo, vou detalhar o que é uma esteira de produtos, porque ela é crucial dentro de uma estratégia de vendas online, e como uma esteira em instantes para o seu negócio.

Abre a Boca Na Cadeira

Meu primeiro cliente de consultoria de vendas online foi um dentista, especialista em implantes e canal.

Logo que entrei em seu consultório, pedi a ele que me mostrasse o seu processo de vendas e com isso ele me pediu que sentasse em uma cadeira especial e abrisse a boca.

Fiquei um pouco intimidado, porque sempre detestei a experiência de ter um dentista com maquinas dentro da minha boca, mas fiz exatamente o que ele me pediu.

Em apenas 25 segundos, ele foi capaz de detalhar todo o meu histórico, tudo o que eu estava fazendo errado, e o que eu precisava fazer para corrigir.

No primeiro momento eu não acreditei, porque ele me sugeriu um procedimento que custava R$2500,00 para regularizar os efeitos causados pelo bruxismo.

Bruxismo é o famoso “ranger” dos dentes que fazia parte da minhas noites, por anos a fio.

Mas por estar com a boca aberta, logo a sua frente, ele pode me mostrar exatamente os impactos causados pelo bruxismo, e que certamente eram novidades para mim, naquele momento.

Uma vez que eu raramente fico analisando minha arcada dentária, e principalmente, pela falta de conhecimento para fazer isso, eu jamais pude notar a real situação dos meus dentes.

Eu vou contar o final dessa história em um novo artigo, mas o dentista havia acabado de me entregar um diagnóstico gratuito.

Esse mesmo diagnóstico foi capaz de aumentar em 80% minhas chances de realizar um procedimento com ele, por dois fatores:

  1. O profissional mostrou que pode me ajudar (Entregou Valor)
  2. Eu não tive que investir R$1,00 sequer pelo diagnóstico

Caso eu decidisse investir em um procedimento, aquele dentista naturalmente seria a melhor opção.

Porque estou te contando tudo isso?

Porque o diagnóstico feito pelo dentista, faz parte da esteira de produtos que ele oferece, e pode perfeitamente ser aplicado para qualquer negócio.

 O Que é uma Esteira de Produtos

 

Russell Brunson, um dos mais influentes profissionais de markting do mundo, explica a esteira de produtos da seguinte forma, em seu livro “dotcom secrets”:

Esteira de Produtos é a criação de um caminho claro para ser seguido pelo cliente, ao consumir seus produtos.

A idéia central desse sistema é criar soluções diferentes, para níveis diferentes de entrega de “valor” pela sua empresa, e consequentemente diferentes preços.

No exemplo do dentista, ele possui o diagnóstico na base da esteira, onde o custo é gratuito, mas o valor entregue é mais baixo.

Ainda assim, é suficiente para atrair o maior numero de pessoas para o consultório, e principalmente ter a capacidade de avançar com o cliente para novos serviços.

Um dentista ainda oferece uma limpeza (R$250,00), um clareamento (R$800,00) e cirurgias com valores a partir de R$2000,00.

O sonho de qualquer dentista é vender somente as cirurgias, pois são os procedimentos que eles podem entregar mais valor, e lucrar mais.

Em contra partida, é mais difícil encontrar o publico disposto a pagar de R$2000,00 até R$30000,00 pelas cirurgias, principalmente se tratando de pessoas que não conhecem o dentista ainda.

Esteira de Produtos no Ambiente Online

No ambiente online é muito comum encontrar coaches, consultores e info produtores tentando vender produtos de ticket alto, sem antes definir uma esteira de produtos poderosa.

Por esse motivo, muitos deles possuem problemas para vender seus programas e soluções.

Além disso, esses mesmos profissionais sofrem com a baixa retenção de clientes, uma vez que não existe nada para ser oferecido, após a compra do programa de maior valor.

Importância da Esteira de Produtos

Criar uma esteira de produtos para sua empresa vai garantir mais estabilidade, mais segurança e mais lucro para os seu negócios.

Além disso é a forma mais inteligente de estabelecer uma relação comercial com novos clientes, a medida que os mesmo compram novos produtos.

Outro beneficio, é pode entregar sua solução em formatos diferentes, e não depender de um único produto, como fonte de receita.

Dentro do meu negócio, eu possuo u serviço altamente customizado, onde eu crio funil de vendas, campanhas de venda mensais e gerencio o tráfego para o meu cliente.

Embora seja o meu programa de mais alto valor, e que eu realmente posso gerar mais resultados, não é todo cliente que estará disposto a pagar.

Se eu por exemplo te parasse no meio da rua e começasse a falar desse serviço, que ele possui um valor mensal de até R$10 mil reais, você iria me chamar de louco.

Mas se você começar a consumir meu conteúdo, comparecer em um dos meus treinamentos presenciais, se eu criar somente um funil de vendas para a sua empresa, você terá uma chance maior de avançar.

Porque você passou a investir mais na minha empresa, a medida que foi recebendo mais valor para o seu negócio.

Como Começar a Criar sua Esteira de Produtos

 Ok Daniel, e se eu não tenho uma esteira de produtos?

Essa tarefa pode parecer um pouco complicada, no primeiro contato.

E a verdade é que você não precisa começar a criar sua esteira em um nível complexo, para começar a ver os primeiros resultados.

A seguir eu vou detalhar um exemplo simplificado em 3 níveis de produtos, que qualquer empresa de serviços pode adotar hoje mesmo.

Principalmente se tratando de coach, consultoria e produtos digitais.

Em primeiro lugar você pode dividir a sua solução em 3 pacotes diferentes:

  1. Produto de Entrada
  2. Produto Intermediário
  3. Produto de Alto Valor
Modelo de esteira de produtos para negócio de consultoria. – Consultoria de Vendas Online MQuadros

O objetivo do produto de entrada, é estabelecer uma primeira interação com o seu público.

Nessa fase, o publico não precisa desembolsar um valor alto para entrar para o seu mundo. E com isso ele também não vai receber todo o valor que pode ser oferecido.

O caminho mais lógico é que esse público avance na jornada de compra e procure por um produto ou serviço mais completo.

Na minha empresa, eu ofereço um diagnóstico gratuito para determinados clientes, caso os mesmos se enquadrem no perfil de cliente ideal do meu negócio.

Se você deseja uma consultoria de 1 hora para o seu negócio, para analisarmos seu processo de vendas e criar um plano de crescimento, basta clicar aqui.

Nesse diagnóstico eu literalmente faço um raio-x no processo de vendas da empresa, identifico os pontos cegos e crio um plano de crescimento de vendas customizado.

Eu realmente entrego muito valor e como é uma consultoria grátis, a possibilidade de quem recebe essa consultoria se transformar em um cliente é muito grande.

E depois disso eu posso oferecer outros serviços de consultoria com valores mais altos.

O próximo passo é definir os serviços intermediários.

Seguindo a lógica da esteira de vendas, são os próximos produtos que o meu publico deveriam comprar, após o diagnóstico.

É importante frisar que, nessa fase, nem todas as pessoas que receberam a consultoria de 1hora avançam.

Por inúmeros motivos que muitas vezes fogem ao controle da minha empresa. E também vão fugir do controle da sua.

O importante é dar a oportunidade para avançarem no processo de vendas.

E principalmente, um percentual “X” de pessoas , vão avançar.

Vale ressaltar também que em alguns casos, algumas pessoas podem ir direto para a linha de produtos da fase 2, e pular a primeira etapa.

Mas é um processo mais raro, principalmente se o publico não te conhecer, ou se você ainda não estabeleceu sua autoridade dentro do nicho.

No meu negócio eu criei um workshop presencial com valores que variam entre R$50 a R$150 reais.

O workshop é uma grande oportunidade para o publico ter um nível aprofundado de todo o método que eu sigo, e ter uma clareza de como implantar as estratégia dentro de cada negócio.

Mas ainda assim, algumas pessoas vão querer um tratamento mais personalizado, e me pedem para implantar os processos para eles, dentro do negócio deles.

Nessa fase eu avancei o meu publico para a ultima fase da minha esteira.

Percebam como nem todas as pessoas vão avançar na jornada. E está tudo bem!

O objetivo é ter um sistema como esse implantado corretamente, par que você possa dar a oportunidade de avanço para o seu mercado.

No meu negócio específico, eu ofereço meus serviços de consultoria em vendas online.

São funis de venda personalizados, cartas de venda ( Copy ), campanhas de venda online até gestão de tráfego.

Esses pacotes são extremamente personalizados, com ticket alto. E em contra partida é o formato onde eu posso entregar mais valor para o meu cliente.

Apesar da minha vontade de querer trabalhar somente com a consultoria, eu preciso oferecer produtos de entrada e intermediários, para manter um fluxo constante de novos clientes.

 Conclusão

 Perceberam como a implantação de uma esteira de produtos, facilita a venda para o seu cliente?

E ao mesmo tempo que gera uma nova fonte de receita com produtos de intermediário e de entrada?

Estabelecer uma esteira de produtos é um dos primeiros passos para uma estratégia de vendas online sólida e lucrativa.

E definitivamente é o caminho para atrair mais clientes, aumentar o faturamento e vender mais produtos e serviços.

Se você quiser que eu elabore uma esteira de produtos customizada para o seu negócio, basta clicar aqui.

Grande Abraço e boas vendas.

Daniel Quadros

Ps.: Espero que você tenha gostado dessas estratégias, que implemente dentro do seu negócio e se você conhece alguém que possa se beneficiar com essas informações , fique a vontade para compartilhar.

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