Autoridade Online – Os 3 Pilares Para Construção no Seu Nicho

Tempo de leitura: 8 minutos

Se você quer aumentar suas vendas de serviços, programas de coaching,  consultorias ou até mesmo produtos digitais, você já deve ter percebido a importância de transformar seu nome em autoridade para ter sucesso no seu nicho.

O mercado prefere comprar de pessoas que eles conhecem e que eles confiam. E quando o objetivo é vender usando a internet , a forma mais inteligente e eficaz de ter o seu nome respeitado é através da autoridade online.

Mas o que é a autoridade online? Como criar dentro do seu nicho de atuação? E o que você será capaz de fazer depois de construir sua autoridade?

Nesse artigo eu vou responder essas perguntas cruciais, te mostrar 3 formas de transformar seu nome em autoridade, sendo que uma delas é capaz de criar autoridade de forma instantânea.

O Que é Autoridade

Antes de te mostrar como se transformar em uma autoridade, é importante entender a diferença entre autoridade e celebridade.

É muito comum as pessoas confundirem esses dois conceitos e pensar que para ter autoridade, é preciso se transformar em uma celebridade do mundo online.

A celebridade é uma personalidade que possui muita prova social, muitos seguidores e uma exposição online muito grande.

Mas você pode ser autoridade sem ter uma exposição online. Na verdade para ser reconhecido como uma autoridade, você precisa ajudar um publico especifico, a solucionar problemas específicos que ele esteja passando.

Vou pegar o meu blog como exemplo. O objetivo do meu blog é ajudar coaches, consultores e info produtores a se transformarem em autoridades dentro de cada nicho, atraírem mais clientes e aumentarem o faturamento e lucro dos seus negócios.

Sabendo disso, meu objetivo é genuinamente ajudar esse publico , a solucionar problemas relacionados a vendas online.

Dessa forma eu conseguirei engajar com o publico e certamente as minhas vendas serão realizadas de forma mais fluida para esse nicho. Principalmente para as pessoas que leram os meus conteúdos.

A Mina de Ouro da Autoridade

Algumas pessoas sabem que o meu mentor de negócios é o Natanael Oliveira, fundador da Marketingcomdigital, e na minha opinião autoridade brasileira absoluta quando o assunto é estratégias de vendas online.

E em um dos nossos encontros, ele me mostrou um ponto de vista que jamais esqueci, para escrever conteúdos:

“O objetivo de escrever um conteúdo é responder as dúvidas que existem dentro da cabeça do seu público. E Ponto.”

Aquilo nunca mais saiu da minha cabeça e me ajudou bastante, por dois motivos:

  1. Ficou muito mais claro e fácil para produzir conteúdos relevantes.
  2. Uma vez que eu respondi as dúvidas do meu publico, automaticamente eu me tornei uma autoridade para eles.

E com isso eu vou conseguir vender mais.

Os 3 Passos para Se Tornar Uma Autoridade

Um dos principais fatores que impedem os profissionais de começarem a construir autoridade no mundo digital , é pensar que precisam estar em primeiro lugar no google, ou ter 1 milhão de inscritos no Youtube.

Essa meta deixa os empresários com medo e assustados, uma vez que é uma meta extremamente difícil de alcançar, e que levará tempo e dedicação.

Um outro ponto é que essa meta não está diretamente ligada ao objetivo principal do negócio: atrair mais clientes e vender mais.

Em outras palavras, você não precisa de 100 mil seguidores, ou estar em primeiro lugar no google para conseguir dobrar o faturamento da sua empresa.

Você Precisa de Qualidade Não de Quantidade

Se você é um coach , consultor ou vende treinamentos online de alto valor, você precisa de poucos clientes para levar o faturamento da sua empresa para o próximo nível.

Sendo assim, é importante criar conteúdos corretos, em quantidades certas, para atrair a atenção do público alvo desejado.

Os 3 pilares para criação de autoridade online, independente do seu nicho de atuação são:

  1. Planejamento Estratégico
  2. Mapa de Conteúdos
  3. Mini Palestra

A seguir eu vou apresentar os 3 pilares para criação da autoridade dentro do seu nicho de atuação.

  1. Planejamento Estratégico

O primeiro passo é criar um planejamento estratégico para guiar o plano. Nessa etapa você deve identificar quem é o seu público alvo ideal, o que ele realmente está buscando, o que ele quer evitar, suas dores, medos etc.

Por exemplo: dentro do meu negócio de consultoria, eu defini que o meu publico alvo são consultores, coaches e info produtores. Além disso eu sei que eles querem atrair mais clientes, aumentar suas vendas e que muitos deles estão confusos com tanta informação online.

Logo em seguida é definido um posicionamento único perante a esse publico, ou seja, como que você quer ser visto.

Essa etapa é importante, uma vez que ela vai ser a base para estabelecer uma mensagem efetiva , que se comunique diretamente para esse mercado.

Seguindo o exemplo do meu negócio, um dos pilares da minha comunicação é:

“Eu ajudo coaches, consultores e info produtores a atrair e converter mais clientes usando a internet”

Quando você definir o posicionamento para o seu negócio, lembre-se de ser específico e relevante, de uma forma que a mensagem converse com o publico alvo certo e estabeleça uma conexão com as metas ou frustrações do publico alvo.

  1. Mapa de Conteúdos

Uma vez que a primeira etapa foi concluída, é possível avançar para uma parte mais prática que é a montagem de um mapa de conteúdos.

O mapa de conteúdos é a linha editorial que vai te guiar para produzir conteúdos certos, para o publico que foi definido, e seguindo o posicionamento estabelecido.

Está fazendo sentido até agora?

O problema que eu vejo são profissionais criando conteúdos aleatórios, sem identificar com quem eles realmente querem fazer negócio. E com isso acabam se exaurindo com produção de postagens de blog, que não possuem a menor relevância para o publico alvo.

Mas Daniel, como criar o mapa? Quais temas devem ser abordados? Como vou saber exatamente o que escrever?

Lembre-se da regra do Natanael Oliveira , meu mentor de negócios: o objetivo da produção de conteúdos é responder as duvidas do seu publico.

É como se você filtrasse tudo o que seu publico procura no google, e compilasse em uma série de conteúdos relevantes.

Fazendo isso, você será lembrado por esse publico quando chegar a hora de procurar por um produto / serviço que resolva a solução.

Para exemplificar, dentro do meu negócio eu identifiquei que as pessoas procuram respostas para:

Como vender serviços de consultoria?

Ou

Como vender programas de coaching?

Sendo assim, o meu papel é criar conteúdos que os ajudem a responder essas duvidas, para que eu possa me tornar uma autoridade para elas e se elas forem realmente meu publico alvo, em um futuro próximo podem acabar virando meus clientes.

Criar esse mapa é crucial para ter clareza durante o processo de criação. Para evitar o famoso “branco” na hora de escrever.

Dentro do meu processo de consultoria eu gosto de identificar mais de 20 temas que são relevantes ao publico alvo.

  1. Mini Palestra

Por fim, o ultimo pilar da autoridade online é uma mini palestra, onde você terá a oportunidade de apresentar de forma rápida, um pouco do que você oferece.

Essa etapa é extremamente importante no processo de criação de autoridade online, uma vez que representa o próximo passo que será dado, após a leitura dos seu conteúdos.

Um grande erro cometido pelos empreendedores é criar conteúdos que não levem a nenhum local após a leitura…

Uma segunda regra de ouro que aprendi no processo de formação de Expert de Vendas Online é:

“Você deve indicar o próximo passo para o leitor”

É como se você estivesse fazendo uma ponte entre o conteúdo escrito com o produto que você realmente oferece.

É nesse ponto que algumas pessoas costumam deixar a peteca cair, pois ficam com medo de pressionarem demais pela venda.

Para exemplificar como esse processo deve ser feito, eu vou deixar um link no final desse artigo, onde eu te dou a oportunidade de conhecer o meu processo de consultoria.

No meu negócio eu costumo direcionar as pessoas a um processo de consultoria de 1 hora grátis. Caso o leitor tenha visto valor no meu artigo, ele pode querer minha ajuda no seu processo de vendas.

Sendo assim, se você gostou da leitura e quer que eu analise pessoalmente o seu negócio, e crie um plano de crescimento personalizado, basta clicar aqui.

Conclusão

Construir autoridade é o primeiro passo de qualquer projeto de vendas online. E pode ser criado dentro de qualquer mercado e por qualquer profissional.

Então é isso! Tenho certeza que se você seguir esses três passos dentro do seu negocio, você será capaz de criar autoridade e ter o seu nome reconhecido no seu nicho de atuação.

Ps.: Siga as 2 regras de ouro compartilhadas, para ter resultados ainda mais rápidos, atrair mais clientes e aumentar o faturamento da sua empresa.

2 Comentários


  1. Parabéns pela publicação. Sempre esclarecedora, desafiadora e encorajadora!! Ótimo texto, ótimas dicas realmente “de ouro”!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *